• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • A Passagem - Justin Cronin - Editora Arqueiro!!


    Sinopse:
    Primeiro, o imprevisível: a quebra de segurança em uma instalação secreta do governo norte-americano põe à solta um grupo de condenados à morte usados em um experimento militar. Infectados com um vírus modificado em laboratório que lhes dá incrível força, extraordinária capacidade de regeneração e hipersensibilidade à luz, tiveram os últimos traços de humanidade substituídos por um comportamento animalesco e uma insaciável sede de sangue. Depois, o inimaginável: ao escurecer, o caos e a carnificina se instalam, e o nascer do dia seguinte revela um país – talvez um planeta – que nunca mais será o mesmo. A cada noite, a população humana se reduz e cresce o número de pessoas contaminadas pelo vírus assustador. Tudo o que resta aos poucos sobreviventes é uma longa luta em uma paisagem marcada pelo medo da escuridão, da morte e de algo ainda pior. Enquanto a humanidade se torna presa do predador criado por ela mesma, o agente Brad Wolgast, do FBI, tenta proteger Amy, uma órfã de 6 anos e a única criança usada no malfadado experimento que deu início ao apocalipse. Mas, para Amy, esse é apenas o começo de uma longa jornada – através de décadas e milhares de quilômetros – até o lugar e o tempo em que deverá pôr fim ao que jamais deveria ter começado. A passagem é um suspense implacável, uma alegoria da luta humana diante de uma catástrofe sem precedentes. Da destruição da sociedade que conhecemos aos esforços de reconstruí-la na nova ordem que se instaura, do confronto entre o bem e o mal ao questionamento interno de cada personagem, pessoas comuns são levadas a feitos extraordinários, enfrentando seus maiores medos em um mundo que recende a morte.



    Resenha:



    Logo no início conhecemos a história da pequena Amy Harper Bellafonte, uma garotinha de 6 anos que foi deixada pela mãe no convento de freiras, sob os cuidados da irmã Lacey, uma africana que passou por eventos horríveis quando era apenas uma menininha. A mãe de Amy, Jeanette, tinha virado uma prostituta para conseguir sustentar a filha, mas um acontecimento terrível a obriga a fugir e deixar Amy aos cuidados da irmã Lacey.
    Brad Wolgast é um agente do FBI recém-divorciado, ele e o seu companheiro Phil Doyle são designados para uma missão nada convencional, agora eles trabalham em um projeto secreto chamado Noé,o objetivo deles é conseguir assinaturas de 12 criminosos condenados à morte, sob a alegação de que eles escapariam da pena de morte, tendo assim suas informações apagadas de todos os arquivos, sob a condição de que não seriam mais “ninguém”, apenas cobaias. Depois ambos são requisitados pela equipe para encontrar Amy,que entra na mira do FBI para ser o experimento de número 13, Wolgast e Doyle conseguem pegar a menina, mas após uma grande confusão para pegar Amy eles passam a ser procurados pela polícia, que nada sabe sobre o projeto. Durante a fuga, Wolgast começa a se questionar sobre o que acontecerá com Amy e pensa em Eva, sua filha que faleceu ainda bebê, a partir desse momento ele decide protege-la.
    Tudo começou quando um cientista descobre um tipo de vírus que é capaz curar doenças e fazer com que alguns dos infectados vivessem mais, o projeto é caro e os cientistas precisam de dinheiro governo fica interessado com essa nova descoberta e acaba sendo desenvolvido pela força militar dos Estados Unidos, cujo principal objetivo era criar uma máquina de destruição. Mas o projeto Noé acaba dando errado, aos poucos os condenados que receberam o vírus, começaram a dominar a mente dos funcionários do laboratório e quando toda a equipe se preparava para transportá-los, uma falha na segurança acontece e todos aqueles seres são libertados, iniciando uma terrível carnificina, começam a espalhar a matança por onde passam, e nada mais fica seguro.
    Nesse tremendo caos Wolgast consegue fugir com Amy, com a ajuda de Lacey e Doyle, eles fogem para um lugar isolado e ficam o maior tempo possível, ele fará de tudo para mantê-la viva e está disposto a dar a própria vida. Durante o experimento Amy foi contaminada pelo vírus, mas com ela foi diferente, ela apresenta os mesmos sintomas dos demais, exceto a necessidade de sangue, se cura com facilidade e também não envelhece.
    O livro e divido em duas partes: Antes e depois dos virais. A segunda parte do livro passa-se muitas décadas depois do projeto Noé que iniciou com 12 presidiários que tomou proporções imensas, vitimando grande parte da humanidade, onde nos deparamos com Peter um jovem que é descendente de umas das primeiras pessoas que conseguiram sobreviver aos virais. Ele sobrevive em uma colônia cercada por muros que fica com várias luzes acesas para espantar os virais, pois os mesmos são sensíveis à luz e só saem à noite. Amy reaparece na história e encontra a colônia, muitos questionamentos são levantados sobre a origem dela e Peter e seus colegas fogem da colônia com Amy em buscas de respostas fora dos muros e buscando esperanças para toda a humanidade, já que os suprimentos não são suficientes e as baterias que alimentam as luzes já começam a falhar.
    O autor Justin Cronin consegue criar uma trama incrível de tirar o fôlego, logo nas primeiras páginas o livro nos cativa e fica muito difícil de para a leitura para uma pausa, no decorrer das páginas somos apresentados por personagens incríveis como Alicia, Sara, Michael, Theo, Titia, Hollis, Cano Longo, Arlo, Alicia e muitos outros que enriquecem ainda mais a história que está cheia de mistérios, suspense aventuras, enigmas e até um romance em todo esse caos apocalítico, não tem como não ficar envolvido no início com alguns personagens como Carter, Lacey, Wolgast e claro Amy que te conquista de imediato.
    Muitos acontecimentos nessa história eletrizante e ao mesmo tempo emocionante, envolvente, sombrio, perturbador e humano numa luta pela sobrevivência constante, onde uma humanidade que foi desolada pela ganância dos homens que pensam ser Deus, que com isso acabam se autodestruindo e que agora tentam reerguer o que restou de um mundo sem esperança, esquecido, cheio de poeira e tristeza. Você nunca sabe o que pode acontecer na próxima página, e quando você pensa que as surpresas acabaram lá vem mais um acontecimento cheio de reviravoltas. Somos inseridos por várias histórias de personagens diferentes e alternando os seus pontos de vista que no inicio nos deixa um pouco perdido mas que aos poucos se encaixam de uma maneira magistral, mas ainda há esperança, amor, família e fé.
    Iniciei o ano com um livro que foi para a lista dos meus favoritos, apesar de ser um livro enorme a leitura flui bem e não percebemos o passar das páginas, já estou com as continuações aqui na minha lista de espera, mas estou me recuperando de todos os acontecimentos para poder continuar nessa aventura, um livro imperdível que recomendo a todos.




    Trilha sonora da resenha:





    Sobre o autor:


    Justin Cronin nasceu e foi criado na Nova Inglaterra. Concluiu a graduação em Harvard e hoje é professor da Rice University. Vencedor do PEN/Hemingway em 2002 com Mary and O’Neil, é também autor de The Summer Guest, lançado em 2004. Suas obras de ficção lhe renderam, ainda, os prêmios Stephen Crane, Whiting Writers’ e Pew Fellowship. A passagem, primeiro livro de uma trilogia, marca um novo momento em sua carreira e teve os direitos de adaptação para o cinema adquiridos pela Fox 2000. A história chegará às telas com direção de Ridley Scott. Cronin mora em Houston, no Texas, com a esposa e os filhos.















    6 comentários :

    1. Parece bem interessante mesmo.
      Gosto mto de enredos com reviravoltas.
      Bjs
      www.caprichosbyneli.com

      ResponderExcluir
    2. Esse é meu favorito da vida! Adoro este livro!! Prepare-se para OS DOZE. OMG! É incrível também.

      Essa semana vou começar a ler o último da trilogia. Meu coração está em frangalhos já, só de pensar em me despedir de Amy.

      Amei a resenha! Amei que você também amou ♥

      Bjksssssss

      ResponderExcluir
    3. Olá, Marco.
      Já eu iniciei o ano lendo o terceiro livro dessa trilogia e posso dizer que foi uma das melhores que eu li na minha vida. O autor é fantástico.

      Prefácio

      ResponderExcluir
    4. Oie,
      não conhecia este livro, mas já gostei da resenha e premissa.
      dica anotada

      bjos
      Blog Vanessa Sueroz
      Videos

      ResponderExcluir
    5. Olá, Marco!!!

      Adorei a história e já faz um bom tempo que venho desejando ler esse livro.
      Estou super curiosa agora para finalmente lê-lo!!
      Ainda mais agora que a Arqueiro já publicou o terceiro volume, né?
      Vou tentar pegar ainda em 2017! :)

      Bjs!!

      http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    6. Parabéns pela resenha Marco! Já li A Passagem e curti bastante. Abraço!

      www.newsnessa.com

      ResponderExcluir