• Home
  • Sobre o Blog
  • Colaboradores
  • Parceiros
  • Resenhas
  • Contato
  • Arrabal e A Noiva do Capitão - Marisa Ferrari - Editora Novo Conceito!






    Esse livro nos traz a história de Arrabal  (Giuseppe) e Giordano, que são irmãos gêmeos, mas com personalidades totalmente distintas e intocáveis. Arrabal (nome artístico de Giuseppe) é ator e produtor de teatro, que enxergava a arte além da sua época, já Giordano é capitão de guerra, orgulho do seu pai.
    Por uma razão surpreendente eles nunca se encontram e não estão no mesmo lugar, por isso conseguem levar a vida sem grandes transtornos, mas isso muda quando a trupe de Arrabal e a guarda real de Giordano resolvem se instalar na cidade onde nasceram (Nápoles), local que conhecem Luigia Di Medinacelli.
    Luigia é uma viúva sem filhos, que teve um casamento infeliz e conseqüentemente não aceita a idéia de casar-se novamente, mas essa não é a opinião de sua família, que arranja um casamento entre ela e Giordano.
    Ocorre que uma noite antes de conhecê-lo, ela fugiu de casa para assistir a apresentação da trupe de Arrabal e consegue o ver em máscara (a única até então), sendo que o amou naquele momento.
    Para sua surpresa ao conhecer Giordano, que apesar de ser idêntico a Arrabal na aparência, possui personalidade totalmente diversa a dele, também se apaixona, e é aí que o grande dilema do livro começa, pois além de Luigia se apaixonar pelos dois personagens, os dois também se apaixonam pela bela viúva.
    No decorrer do livro conhecemos muitos outros personagens que possuem histórias de vidas maravilhosas, principalmente os integrantes da trupe, que possuem algo em comum (a presença de Arrabal em um momento crucial da vida deles), além disso, amadurecem conforme o tempo passa, principalmente no que tange a dependência de Arrabal na arte e em alguns casos na vida.
    A leitura não é muito rápida, pois possui de certa forma uma linguagem coloquial com diversos trechos em Italiano, além disso os capítulos não são seqüenciais e em alguns deles temos dificuldade de nos localizar na história. Mas apesar disso o livro não deixa de possuir um lindo romance, com grandes emoções e surpresas. Para mim o final poderia ser diferente, mas não deixa de ser um bom desfecho para o enredo.
    Enfim, recomendo o livro para os amantes de romances, que apreciam uma linguagem mais rebuscada.





    Segue abaixo a sinopse do livro:






    Sinopse - Arrabal e A Noiva do Capitão - Marisa Ferrari





    Giordano e Giuseppe são idênticos na aparência, mas suas almas não poderiam ser mais diferentes. O bravo Giordano é o capitão-chefe da Guarda Real. Giuseppe é um ator de coração puro e alegria contagiante que viaja com sua trupe para se apresentar nas praças e castelos da região. De caráter inflexível, Giordano tem como sua maior missão proteger o Rei. Por sua vez, o sonhador Giuseppe deseja escrever uma peça de teatro com diálogos, o que seria uma inovação para a época. Embora não sejam propriamente amigos, os dois irmãos vivem uma espécie de acordo de cavalheiros, respeitando o espaço um do outro e lidando com o delicado estado de saúde de sua mãe. Até que a formosa Luigia acaba com a paz da família Romanelli... Arrabal e a Noiva do Capitão nos transporta para a incrível Nápoles do século 18, magistralmente reconstruída por Marisa Ferrari. Uma história que resgata a magia do teatro e nos convida a compreender a beleza que existe nas contradições.  




    13 comentários :

    1. Esse livro infelizmente não foi uma boa leitura para mim. Eu sou apaixonada com romances de época e bem, este não me agradou. A história em si tinha tudo para ser boa, mas, as expressões em italiano começaram a me incomodar e o desfecho foi a gota d'agua. Não me convenceu e convenhamos, ficou tão vago que a própria autora escreveu um apêndice para tentar explicá-lo, sendo que, tem duas partes cruciais do livro que não comportariam tal final.

      Beijos!
      @PollyanaCampos
      Entre Livros e Personagens

      ResponderExcluir
    2. Tenho grande interesse por esse livro, principalmente pelo lado italiano do enredo. Hoje mesmo um amigo comentou muito bem e isso me animou. Espero ler antes da adaptação.

      Abraços,
      Ricardo - www.overshockblog.com.br

      ResponderExcluir
    3. Bem, eu gosto de romance, mas não gosto de linguagem rebuscada. Tinha todas as intenções do mundo de ler este livro, mas agora que você comentou sobre a linguagem já fiquei meio na dúvida...

      Van - Blog do Balaio.

      ResponderExcluir
    4. Parabéns pela resenha Marco! Estou ansiosa para ler Arrabal e a Noiva do Capitão! Abraço!

      www.newsnessa.com

      ResponderExcluir
    5. Oi Marco
      Esse livro já não tinha chamado muito minha atenção, sei lá.
      Adoro romances, mas uma leitura fluída. Não gosto muito de linguagem rebuscada.
      Mas valeu a dica.

      Beijos

      ResponderExcluir

    6. Bom tê-lo de volta a ativa Marcão!
      Como sabe não tenho o hábito de ler romances. Com isso a maioria deles até mesmo a sinopse eu desconheço e esse parece até ser interessante. Porém os detalhes descritos por você me afastam de tornar ele uma primeira opção para adentrar nesse mundo. Prefiro deixá-lo para outra hora a me traumatizar de vez com um gênero.

      Ace Barros
      Capitão do drakkar Interlúdio, navegando pelo Multiverso X
      multiversox.com.br

      ResponderExcluir
    7. Oi Marco!
      Estou empurrando a leitura desse livro faz tempo. Eu amo romances históricos e achei a sinopse bem instigante, mas toda vez que pego ele pra ler acabo deixando pra lá.
      Preciso mudar logo isso, já que percebi que vou gostar muito da história.
      Beijos
      Coisas de Meninas

      ResponderExcluir
    8. Eu li as primeiras pgs desse livro e não gostei muito não, tanto que até troquei ele. Espero que quando a serie de TV sair, eu goste mais.

      Bjs, @dnisin
      www.seja-cult.com

      ResponderExcluir
    9. Estou com esse livro aqui a bastante tempo, mas ainda não tive tempo para ler
      Gostei bastante da resenha

      Beijos
      http://pocketlibro.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    10. Marco, eu estou doida pra ler esse livro!
      Está na lista das minhas próximas leituras, com certeza. Amo livros assim, estou super curiosa.

      Beijo grande!

      www.oblogdasan.com

      ResponderExcluir
    11. Oi Marco tudo bem, bem legal o enredo desse livro, acho bem legal a linguagem colonial, com certeza era uma das coisas que deviam ter permanecido nos tempos de hoje ao meu ver!
      Ótima resenha!
      Bjkas
      Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

      ResponderExcluir
    12. Oi Marco, tudo bem?
      É muito azar se apaixonarem pela mesma mulher, esses autores adoram nos torturar, você não disse se ficou torcendo por alguns deles ou por nenhum. Situação muito complicada.
      Parece ser um bom livro apesar dos trechos em italiano, o que realmente devem ter atrapalhado. Já a linguagem colonial chamou minha atenção, eu gosto de me sentir na época dos personagens.
      beijinhos.
      cila.
      http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir
    13. Olá!
      Assim que esse livro chegou aqui em casa, eu senti uma vontade absurda de ler, mas acabou passando e eu deixei a leitura de lado. :/
      Gostei dessa característica da linguagem coloquial, viu?! Gosto quando a linguagem é característica ao ponto de incluir o leitor no enredo... <3

      Adorei!

      beijo,
      Mi
      http://inteiramentediva.blogspot.com.br/

      ResponderExcluir